Frases de Karl Marx
De cada um segundo as suas capacidades, a cada um segundo as suas necessidades
A história da sociedade até aos nossos dias é a história da luta de classes.
O que distingue uma época económica de outra, é menos o que se produziu do que a forma de o produzir.
A tortura deu lugar às descobertas mecânicas mais engenhosas, cuja produção dá trabalho a uma imensidade de honestos artesãos.
Uma ideia torna-se uma força material quando ganha as massas organizadas.
Não é a consciência do homem que lhe determina o ser, mas, ao contrário, o seu ser social que lhe determina a consciência.
Se o bicho da seda tecesse para ligar as duas pontas, continuando a ser uma lagarta, seria o assalariado perfeito.
As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante.
O caminho do inferno está pavimentado de boas intenções.
Os filósofos se limitaram a interromper o mundo de diversas maneiras; o que importa é modificá-lo.
Os homens fazem sua própria história, mas não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado...
A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.
Vamos, caia fora! Últimas palavras são para tolo que não falaram o bastante!
O amor é meio de o homem se realizar como pessoa!
Se a aparência e a essência das coisas coincidissem, a ciência seria desnecessária
As idéias dominantes de uma época sempre foram as idéias da classe dominante.
Os trabalhadores não têm nada a perder em uma revolução comunista, a não ser suas correntes.
Até agora os filósofos se preocuparam em interpretar o mundo de várias formas. O que importa é transformá-lo.
O capitalismo gera o seu próprio coveiro.
O trabalho não é a satisfação de uma necessidade, mas apenas um meio para satisfazer outras necessidades.
O povo que subjuga outro, forja suas próprias cadeias.
A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.
Se uma pessoa ama sem inspirar amor, isto é, se não é capaz, ao manifestar-se uma pessoa amável, de tornar-se amada, então o amor dela é impotente e uma desgraça.
Não é a consciencia que precede ao ser social, mas é o ser social real que precede à consciencia